20 julho 2011

Vive la fête

Eu tava devendo uma reunião em casa pras meninas do curso de francês deeeeesde o semestre passado e finalmente saiu!
Meu plano era fazer um jantar, mesmo. Salada, entrada, carne, sobremesa, essas coisas... mas como a minha mesa tem menos lugares do que a quantidade de pessoas que viriam eu mudei de planos pra um lanchinho mesmo, onde cada um senta onde quiser e consegue comer com as mãos sem maiores dificuldades.


Fiz um bolo salgado com recheio de frango com catupiry e brócolis, nuggets de frango e molho de maionese caseiros, sanduíche de queijo e salame (Que ficou horroroso porque eu não encontrei baguete pra comprar em nenhuma padaria próxima de casa e acabei fazendo em pão comum mesmo. =/ ) e os cupcakes - que eu tbm tava devendo pras meninas faz tempo.


Bolo salgado


Pro bolo salgado eu usei
Um pacote e meio de pão de forma branco
(Dá pra usar metade branco e metade integral pra ficar "cor-sim cor-não");

1 peito de frango cozido (com alho, coentro e pimenta para formar caldo) e desfiado; salsa, cebola picada BEM fina e orégano
aprox. 2/3 de bisnaga de catupiry


Para o patê de brócolis:

1 pacote de brócolis congelado (O in natura tava caro demais, e como eu ia picar tudo mesmo, não me importei em usar o congelado) o restante do catupiry da bisnaga

Patê de frango: Misture o frango desfiado com a cebola, os temperos, o catupiry e a salsa.
Como o catupiry é bem firme, eu coloquei algumas colheres do caldo que usei pra cozinhar o peito.


Patê de brócolis: Um pacote de brócolis congelado, descongelado no microondas e picado bem bem bem pequenininho. Temperei com um pouco de alho (Bem pouquinho pra não ficar forte demais), misturei com sal e o catupiry até formar uma pasta.


Para montar o bolo:
Forre uma forma de aro removível com filme plástico. Retire as cascas e a parte artredondada do pão e corte o quadrado ao meio formando dois retângulos. Forre as paredes e o fundo da forma com os retângulos (no fun
do eu também usei a parte arredondada sem a casca). Coloque o patê de frango, cubra com uma camada de pão, depois a camada de brócolis e mais uma camada de pão.

Para cobrir, eu fiz um patê com presunto (mais ou menos 7 fatias) passado no processador e misturado com um pouquinho de maionese para poder cobrir.
Uma outra cobertura boa (além de bonita e vegan friendly) é misturar cream cheese uma ou duas colheres de leite e salsa (ou manjericão) no processador. Dependendo da consistência que você deixar, pode usar bico de confeiteiro para decorar o bolo. Dessa vez eu usei só o presunto, mesmo.


Nuggets de frango
2 peitos de frango cortados em cubinhos pequenos, temperados com alho umas duas colherinhas de vinagre, salsa, pimenta preta moída, sal, azeite e alecrim picadinho.
1 pacote de bolacha cream cracker esmigalhada bem fininha. A minha favorita é a Levíssima, da Bauducco. Ela é bem fininha e não fica pedaçuda.

Coloco o pacote de bolacha dentro de um ziplock e começo a terapia esmurrando até a bolacha virar quase um pó. Dá pra fazer no liquidificador/procesador mas não vejo necessidade. É só mais coisa pra sujar e o produto final é praticamente o mesmo. Depois da bolacha triturada, é só jogar o frango dentro do pacotinho e misturar bem. O azeite e o vinagre, além do sabor, ajudam a bolacha a grudar no
frango.

É só espalhar numa assadeira grande, deixando o mais uniforme possível pra não ficar nenhum pedaço sem cozinhar ou tostar. Assar em forno médio até ficar dourado e sequinho.


Para a maionese:
2 ovos inteiros, uma colher de chá de mostarda forte, sal e óleo, batidos no liquidificador até dar a consistência.

Essa maionese básica pode ser misturada com praticamente qualquer coisa que você queira, pra dar sabor. Pode misturar com azeitona, pimenta dedo-de-moça picadinha, alho ralado (se for cru fica BEM ardido), salsa, manjericão, tomate seco...

Na correria do dia eu acabei não tiran
do fotos do prato pronto. Vou fazer de novo e coloco as fotos aqui. ;)



E os cupcackes!!



Massa de bolo branca, de baunilha, coberto com chantilly e confeito de estrelinha.

Fácil, rápido, gasta menos gás do que assar um bolo grande e o melhor: não suja prato nem talher pra comer.
Além de ser bonitinho é ótimo pra situação onde vc quer servir sem precisar ficar se preocupando em separar porções.







E olha que coisa linda que a Sônia me trouxe quando chegou em casa.

Delicadeza, trabalhamos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário