20 fevereiro 2011

Como nos tempos da bisa...

Já dizia sei lá quem, que a gente acostuma FÁCIL com o que é bom, né...
Se for coisa que reduza o trabalho e o esforço que precisamos fazer pra que algo fique pronto, melhor ainda!!
Pois é: raramente penso nisso, mas essa semana senti na pele a falta que coisas bobas fazem quando a gente não pode tê-las por perto!

Hj em dia a gente em de tudo pra facilitar nossa vida: forno elétrico, máquina de lavar, ferro de passar, chuveiro, internet, ar condicionado, aspirador de pó, batedeira, secador de cabelo...
Isso sem contar geladeira e lâmpadas que funcionem.
Meu cérebro passa 99,99998% do tempo sem sequer tomar conhecimento de que essas coisas vêm de algum lugar. Não é por mágica que elas funcionam, sabe...

É, eu sei.
Mas não lembro disso, como eu disse, em boa parte do tempo.

E na sexta feira, no cu da madrugada, eu acordei com um barulhão lá no térreo do prédio, e o microondas e a máquina de lavar pipocando loucamente, indicando que a energia ia e voltava várias vezes e muito rápido.
Corri pra tirar a TV e os computadores da tomada, e voltei pra cama, bêbada de sono.

Acordei e fui cuidar de algumas coisas, sem ligar TV nem som... como era de manhã, o sol tava batendo forte dentro de casa, então não precisei acender nenhuma lâmpada...
Até que fui pra geladeira... Apagadinha e já começando a descongelar... Bateu o desespero mor. "queimou essa porra!!!"
Acendi a lâmpada da cozinha e nada...
Do banheiro: nada...
Microondas apagado, tudo sem energia...

Me troquei e desci pra perguntar pro porteiro qualéquié o pobrema: Sem elevador nem luz de emergência nas escadas. Minhas suspeitas estavam certas: tava sem luz desde a madrugada!

Chegando lá embaixo tava um cheiro forte de queimado, portaria escura, portão da garagem aberto, e descobri o que tinha acontecido: o barulhão que eu ouvi de madrugada era do tranformador do prédio morrendo. Ele explodiu (ou seja lá qual o termo correto pra essa situação). Segundo um rapaz que tava lá na portaria, ele mora no 14º andar (pobrezinho) e mesmo lá de cima conseguiu ver o clarão que formou na hora da explosão. Imagina o susto de quem tava no 1º ou 2º andar, com aquela desgraça explodindo literalmente na sua janela...
Eu moro na parte de trás do prédio, então só ouvi o barulho mesmo...

Ah, sim, claro: Sem previsão de volta!! A previsão era TALVEZ 21h (note o talvez).

Eu ainda não tinha feito feira, e isso era bom. Tinha pouca coisa na geladeira pra estragar. leite, ovos, e algumas batatas. (Vai vendo a situação da geladeira oca).


Primeira nota sobre a falta de luz: O silêncio é terrível!! Eu gosto de casa com barulho. TV ligada, som tocando, gente falando... casa em silêncio total pra mim, só na hora de dormir.

Segunda nota sobre a falta de luz: sabe as coisas bobas que a gente usa o tempo todo e só sente falta qdo não PODE usar? Então... Lavar uma pequena bacia de calcinhas e camisetas foi chato e dolorido (o tanque e a pia desse apto são baixos demais pra mim).

Terceira nota sobre a falta de luz: Pqp, como o dia demora pra passar!!! Eu limpei a casa, eu li, eu tuitei freneticamente do celular, eu brinquei com os gatos... E quando vi ainda eram 3 da tarde. ¬¬


Na profundeza da falta do que fazer e na iminência de perder as poucas coisas que sobraram na geladeira, fui fazer um bolo. Oldschool way. Tudo na mão!

Bater clara em neve é chatinho mas com a ferramenta certa tudo se resolve. Me lembro que fazer isso com garfo era demorado, dolorido e penoso... Com o fouet foi coisa de 5 minutinhos. Na batedeira é ainda mais rápido, mas não foi mortal como eu imaginava.

Depois bater gemas, açucar e manteiga... demoradinho tbm, mas igualmente fácil.

Morri de medo de sair errado, pq nem me lembro quando foi a última vez que fiz um bolo inteirinho na mão... Sem massa pronta nem batedeira...
E já que era pra ser oldschool, vamos ao clássico de infância: bolo formigueiro.


Aproveitei o ensejo pra descer e levar metade (ou mais) do bolo pro porteiro e pra faxineira, e já sondar quais eram as notícias do nosso transformador. Nada animadoras. Descobri sem energia a bomba d´agua não tava funcionando, e que jaja ia faltar água tbm!! Maravilha!! banho gelado, aí vamos nós!


Tomei banho geladíssimo, dando pulos e cantando debaixo d´água pro frio passar..
Li mais um pouco, estoquei água em baldes, bacias, potes e jarras, escureceu e eu fiquei à luz de velas... Nem foi de todo ruim!

A luz só voltou lá pras 23h. minha geladeira já tinha se descongelado completamente, mas não perdi nada, ainda bem. Meu bolo ficou bom, fofinho e bonito, coloquei a leitura em dia, curti a minha casa como há tempos não fazia...
Foi desconfortável, mas nada mortal!




Ah, sim... O bolo!




2 comentários:

  1. Bonito o bolo hein, é o formigueiro? adoro - mas corage hein pra bater tudo na mão...

    ResponderExcluir
  2. Era a necessidade!!!
    Eu precisava matar o tempo e gastar as coisas que podiam estragar com a geladeira desligada por tanto tempo. Além disso, precisava descer lá na portaria pra sondar qual era a situação da bagaça. Levando um bolinho de presente acho que ficava mais fácil receber uma informação concreta, hahaha!!

    Não ficou ruim, não!!

    Ah, não é o LP. Sou eu, usando o pc dele e com preguiça de logar!

    ResponderExcluir